O mercado imobiliário representa um
dos mais importantes segmentos da economia nacional (HARVEY, 1996). Algumas de
suas características são comuns a todo território nacional, outras são peculiares
a determinadas localidades, o que torna de vital importância para o Corretor de
Imóveis, o estudo do mercado onde atua. Estes estudos devem focar a
identificação, validação e armazenamento de todas as características que possam
ser utilizadas para aumentar o volume de negócios imobiliários.
Parece complicado, mas vou dar uns
exemplos:
1 – Você atua em uma cidade
turística, onde a maioria dos imóveis vendidos não tem como finalidade a
moradia. E ai?
Pesquise e encontre outras
finalidades que possam ser agregadas aos imóveis.
Em cidades turísticas, geralmente o
aluguel para temporada é a operação predominante no mercado. Atividade que
exige do Corretor uma organização mais complexa, mas que possibilita a oferta
dos imóveis como gerador de renda.
Há também a possibilidade de oferta
terrenos para a construção de empreendimentos, e... É só pesquisar que você vai
descobrir um mundo de possibilidades.
2
– Você atua em uma cidade onde existe um agente financeiro, Caixa Econômica
Federal, por exemplo, mas a maioria dos imóveis está em situação irregular
(falta de documentação, imposto atrasados...). E ai?
Você
é um agente econômico do mercado imobiliário, assim como bancos, prefeituras,
construtoras, etc. Procure o gerente do banco, mostre o problema e tente
encontrar uma solução. O financiamento da legalização, por exemplo.
O
Corretor de Imóveis compõe o mercado imobiliário, aliás, é uma peça muito
importante.
Estude
e conquiste seu espaço. É seu por direito!
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