quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

CONQUISTE SEU ESPAÇO.




O mercado imobiliário representa um dos mais importantes segmentos da economia nacional (HARVEY, 1996). Algumas de suas características são comuns a todo território nacional, outras são peculiares a determinadas localidades, o que torna de vital importância para o Corretor de Imóveis, o estudo do mercado onde atua. Estes estudos devem focar a identificação, validação e armazenamento de todas as características que possam ser utilizadas para aumentar o volume de negócios imobiliários.

Parece complicado, mas vou dar uns exemplos:

1 – Você atua em uma cidade turística, onde a maioria dos imóveis vendidos não tem como finalidade a moradia. E ai?
Pesquise e encontre outras finalidades que possam ser agregadas aos imóveis.
Em cidades turísticas, geralmente o aluguel para temporada é a operação predominante no mercado. Atividade que exige do Corretor uma organização mais complexa, mas que possibilita a oferta dos imóveis como gerador de renda.
Há também a possibilidade de oferta terrenos para a construção de empreendimentos, e... É só pesquisar que você vai descobrir um mundo de possibilidades.   

2 – Você atua em uma cidade onde existe um agente financeiro, Caixa Econômica Federal, por exemplo, mas a maioria dos imóveis está em situação irregular (falta de documentação, imposto atrasados...). E ai?
Você é um agente econômico do mercado imobiliário, assim como bancos, prefeituras, construtoras, etc. Procure o gerente do banco, mostre o problema e tente encontrar uma solução. O financiamento da legalização, por exemplo.

O Corretor de Imóveis compõe o mercado imobiliário, aliás, é uma peça muito importante.

Estude e conquiste seu espaço. É seu por direito!

VALORIZANDO SEU IMÓVEL.



Comprei uma máquina digital, sou fotografo.
Baixei uns softwares piratas, sou hacker.
Criei um blog, sou repórter...

A globalização e seu fantástico poder de produzir “profissionais” com apenas dois click´s.
“Investir em imóveis é um bom negócio”, “Construir é muito lucrativo”...  Notícias como estas tem atraído um tsunami de “investidores” ao Mercado Imobiliário.

Um aviso: “Consulte um Corretor de Imóveis, Não Custa Nada.

Aqui vai uma dica pra quem pensa que é só comprar e vender.

Vida Útil de um Bem: É o período decorrido entre a data que foi concluída a edificação e o momento em que deixa de ser utilizado devido à necessidade de reformas de grande monta.

APARTAMENTOS – 60 anos
BANCOS – 70 anos
CASAS DE ALVENARIA – 65 anos
CASAS DE MADEIRA – 45 anos
HOTÉIS – 50 anos
LOJAS – 70 anos
TEATROS – 50 anos
ARMAZÉNS – 75 anos
FÁBRICAS – 50 anos
CONST. RURAIS – 60 anos
GARAGENS – 60 anos
EDIF ESCRITÓRIOS – 70 anos
GALPÕES (DEPÓSITOS) – 70 anos
SILOS – 75 anos

Para assegurar o valor de seu imóvel, você precisa acompanhar as mudanças impostas pelo Mercado Imobiliário.
Reformas periódicas deve ser feitas para evitar sua depreciação.
As mudanças em quaisquer características de seu imóvel deve obedecer à legislação especifica. Isso é de extrema importância!     
De posse de toda a documentação necessária (Laudo de um Engenheiro, Alvará de Construção...) procure o Cartório de Registro de Imóveis e averbe essas modificações. A certidão é a prova que seu imóvel sofreu um upgrade.

A averbação é o ato que anota todas as alterações ou acréscimos referentes ao imóvel ou às pessoas que constam do registro ou da matrícula do imóvel.

Averbação de reforma, transformação ou mudança da destinação do imóvel
Documentos Necessários
a-) Requerimento solicitando a averbação, contendo a atribuição do valor da obra.

b-) Habite-se ou certidão expedida pela Prefeitura Municipal que informe detalhadamente todas as alterações que ocorreram no imóvel, preservando-se a continuidade histórica dos atos.

c-) Quando houver aumento de área - Certidão Negativa de Débitos Previdenciários relativos à área construída (CND do INSS), com prazo de validade vigente.